A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) vai mobilizar cerca de 4 mil profissionais da segurança pública e utilizar 7,2 mil câmeras do programa Vigia Mais MT para ações de fiscalização durante o 1º turno das Eleições 2024, que ocorrerá neste domingo (06).
As câmeras estão estrategicamente instaladas em 123 municípios, incluindo o interior de escolas, que servirão como locais de votação.
O plano de segurança envolve patrulhamento ostensivo da Polícia Militar, presença em locais de votação e apuração com grande concentração de eleitores, escolta das urnas eletrônicas e auxílio no retorno das mídias de memória (dispositivos que armazenam os votos).
No Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), servidores da Sesp estarão integrados à central de operações, em colaboração com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Uma equipe de plantão estará de prontidão na Sala de Gerenciamento de Crises da Sesp, preparada para intervenções emergenciais, e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) monitorará as câmeras e chamadas.
O caminhão Plataforma de Observação Elevada (Poe), equipado com tecnologia de ponta, também será utilizado, transmitindo imagens em tempo real com câmeras de 360° e reconhecimento facial.
Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Carneiro Tinoco, a integração entre tecnologia e forças de segurança visa assegurar um pleito seguro:
Das câmeras do programa Vigia Mais MT que serão usadas nessa eleição, 1.800 estão instaladas em escolas que são locais de votação. Com essa tecnologia como aliada, teremos mais eficiência e qualidade na prestação de serviço, prevenindo crimes, especialmente os eleitorais, neste momento tão importante que é a escolha de nossos representantes.
As imagens do programa Vigia Mais MT poderão ser acessadas em tempo real pelas centrais de controle e por dispositivos móveis de policiais e diretores de escolas, facilitando o monitoramento em tempo real, até mesmo em áreas remotas.
Além do efetivo da Sesp, que inclui 2.292 policiais militares, 1.184 policiais civis e 402 bombeiros, o TRE-MT conta com o apoio de 700 agentes do Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).