Milhares de eleitores em Mato Grosso estão participando das eleições neste domingo (06), com mais de 2,58 milhões de pessoas aptas a votar em 142 municípios. A votação, que começou às 7h e se encerra às 16h, será seguida pela apuração, que tem início às 17h.
A justiça eleitoral concluiu a entrega de 7.934 urnas eletrônicas em todo o estado. Além disso, urnas de contingência foram reservadas em Cuiabá para eventuais substituições em caso de falhas técnicas.
A segurança foi reforçada em várias cidades, com o apoio de militares do Exército em algumas delas. Entre os maiores colégios eleitorais do estado estão Cuiabá, com 445 mil eleitores, Várzea Grande com 190 mil, e Rondonópolis com 175 mil. No norte do estado, Sinop, com mais de 117 mil eleitores, lidera a região.
Em Sinop, as seções eleitorais da escola Enio Pipino, que está em reforma, foram transferidas para a Unemat, que agora abriga 34 seções eleitorais.
O juiz eleitoral Walter Tomaz da Costa destacou que o pleito está transcorrendo normalmente, com apenas pequenas ocorrências, como a distribuição irregular de santinhos perto de locais de votação, o que pode resultar em multas e processos para os candidatos envolvidos.
Além disso, o juiz ressaltou a política de inclusão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), garantindo que eleitores com problemas de acessibilidade sejam transportados de suas casas para os locais de votação.