Os eleitores que participarão do primeiro turno das eleições municipais de 2024, no próximo domingo (6), e de um eventual segundo turno, no dia 27 de outubro, já podem consultar o local de votação. A verificação pode ser feita tanto no aplicativo e-Título quanto no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No e-Título, o local de votação é exibido na tela inicial, logo abaixo do nome do eleitor. O aplicativo, que também oferece recursos de geolocalização para guiar o eleitor até sua seção, pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e iOS, preferencialmente até o dia 5 de outubro.
Já no portal do TSE, o eleitor pode consultar seu local de votação acessando a aba “Serviços eleitorais” e selecionando “Local de votação/zonas eleitorais”. Preenchendo dados como nome completo, número do título de eleitor ou CPF, além de data de nascimento e nome da mãe, é possível obter a zona e a seção eleitoral.
O que levar no dia da votação
No dia da eleição, não é obrigatório levar o título impresso, pois o e-Título digital pode substituí-lo, desde que o documento esteja em situação regular. Além disso, o eleitor precisará apresentar um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho. Mesmo documentos com validade expirada serão aceitos, desde que permitam a identificação do eleitor.
Eleitores aptos a votar
O Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 municípios. O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos, enquanto eleitores entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos têm voto facultativo. Não haverá eleições no Distrito Federal, e eleitores com domicílio eleitoral no exterior também não participam das eleições municipais.