A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) confirmou nesta segunda-feira (07) a morte do professor Denizalde Josiél Rodrigues Pereira, de 60 anos. O docente, que estava em tratamento de saúde em Porto Alegre (RS), aguardava um transplante de rim. Ele estava afastado de suas atividades acadêmicas devido ao tratamento.
Formado em Matemática Plena pela Unicamp, Denizalde Pereira tinha um extenso currículo acadêmico, incluindo mestrado em Educação Matemática pela Unesp e doutorado em Educação pela Unicamp, além de um pós-doutorado finalizado na UFSM no ano passado. Também era especialista em cinema, com formação pela Unic Cuiabá.
Desde 2006, era professor efetivo do curso de Matemática no câmpus da Unemat em Sinop, onde deixou sua marca em diversos projetos de extensão, como o Terra Limpa, Cantasol, Calçadas Ecológicas, Projeto Gaia e Cine Clube Zumbis. Seus esforços em projetos sociais e culturais destacaram sua atuação não apenas no meio acadêmico, mas também na comunidade.
O velório será realizado no Memorial São José, em Caxias do Sul, a partir das 6h de amanhã, com uma cerimônia de despedida marcada para as 14h30min no Memorial Crematório São José, também em Caxias.
A Unemat decretou luto oficial de três dias, suspendendo as atividades no câmpus de Sinop:
Definido por muitos como um sonhador, sempre batalhou por suas convicções, lutando por uma sociedade mais justa e economicamente inclusiva.
A Associação dos Docentes da Unemat também lamentou a perda.
Deniz era companheiro de luta, tendo participado de muitas mobilizações dos docentes da Unemat por reivindicações da categoria. Era também um incentivador de atividades culturais em Sinop, dentro e fora do campus.