Uma onça-pintada foi resgatada com ferimentos nesta sexta-feira (11) após cair em um poço de aproximadamente cinco metros de profundidade, em Santa Cruz do Xingu, a 584 km de Sinop. O resgate, que durou cerca de 10 horas, envolveu 12 profissionais, incluindo bombeiros, veterinários, policiais e seguranças.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a operação começou após o deslocamento da equipe, que saiu de Cuiabá. Para garantir a segurança do animal, a onça foi sedada e, após o local ser considerado seguro, a equipe realizou o resgate.
Eder Toledo, coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema-MT, relatou que a logística foi montada com rapidez após um chamado da clínica conveniada de Confresa. Ao chegar no local, a equipe constatou que o animal estava vivo, mas apresentava sinais de magreza e desidratação.
Toledo explicou que o Corpo de Bombeiros desceu até o fundo do poço, onde o animal estava, e o içou para a superfície. Marcas de unhas nas paredes indicavam que a onça havia tentado subir, mas, exausta, não conseguiu.
Segundo o médico veterinário Jorge Salomão, o animal apresentava ferimentos que possivelmente foram causados por outro animal. Ele destacou que a queda foi considerável e que o estado de saúde da onça será avaliado com exames clínicos detalhados para determinar o tratamento adequado.
A onça foi levada de avião para Cuiabá, onde receberá cuidados especializados no espaço da ONG Ampara Silvestre, localizado na Estrada Parque Transpantaneira. A força-tarefa que possibilitou o resgate contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), policiais militares e seguranças da propriedade.