O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está atuando em 44 incêndios florestais neste sábado (28), com o apoio de mais de mil bombeiros em campo. A operação conta com revezamento de equipes e suporte de brigadistas contratados pelo governo estadual, além de agentes federais. A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm agravado a situação.
Em Chapada dos Guimarães, equipes combatem focos de incêndio em duas áreas: Lago do Manso e a região entre Monjolo e a Comunidade Cachoeira Rica. O trabalho conta com o apoio de um avião, dois caminhões-pipa e seis caminhonetes. No Pantanal, 20 equipes do Corpo de Bombeiros atuam em três grandes incêndios, divididos em oito frentes de combate nas regiões de Cáceres e Barão de Melgaço.
O esforço também se estende a 19 cidades, entre elas Cáceres, Rosário Oeste, Cuiabá, Sinop e Lucas do Rio Verde, onde os militares tentam conter o avanço das chamas.
Monitoramento e Extinção
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de incêndios em diversas fazendas e áreas críticas, como a Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, e a Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis, onde a atuação do Corpo de Bombeiros ainda depende de autorização federal.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros extinguiu 196 incêndios florestais em 60 cidades, incluindo Chapada dos Guimarães, Poconé, Cáceres e Sinop, entre outras.
Focos de Calor
Neste sábado, foram registrados 75 focos de calor em Mato Grosso, com 26 na Amazônia, 25 no Cerrado e 24 no Pantanal, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O acúmulo de focos de calor pode indicar incêndios florestais.
O Corpo de Bombeiros pede à população que denuncie possíveis focos de incêndio pelos números 193 ou 190.