Dezenas de municípios do Norte de Mato Grosso enfrentaram um apagão na tarde desta sexta-feira (27). O corte de energia começou por volta das 16h30 e afetou cidades como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Guarantã do Norte, Colíder, Peixoto de Azevedo e várias outras.
Em algumas localidades, o fornecimento foi restabelecido após 40 minutos, mas houve nova queda por volta das 17h40, com duração de aproximadamente 20 minutos.
Uma fonte da concessionária de energia informou que o problema inicial parece estar relacionado à transmissão de energia pela Eletronorte e que a causa está sendo investigada junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS). Em nota, a empresa afirmou que houve uma “ocorrência na rede de transmissão básica” que causou o desligamento.
A Energisa, responsável pela distribuição de energia na região, explicou que o sistema de transmissão é fundamental para levar a energia gerada até as companhias distribuidoras, que por sua vez, conectam o fornecimento a residências, empresas e indústrias.
Este é o segundo apagão na região esta semana. Na quarta-feira, quatro torres de energia foram derrubadas por fortes ventos em Santo Antônio do Leste, interrompendo o fornecimento de energia em Sinop, Sorriso, Alta Floresta e outras cidades por alguns minutos.
Cidades afetadas:
Sinop, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Colíder, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Marcelândia, Cláudia, Sorriso, União do Sul, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Apiacás, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Juruena e Cotriguaçu.
A Energisa informou que está trabalhando com a transmissora e o ONS para apurar a causa do problema e manterá o público atualizado sobre novas informações.