Nós ❤ Sinop!
Mais

    Quinto voo da Força Aérea Brasileira trazendo 220 repatriados do Líbano chega a São Paulo

    A operação "Raízes do Cedro" já repatriou mais de 1.100 brasileiros e 14 animais de estimação; 43 toneladas de donativos foram enviadas ao Líbano.

    O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que faz parte da Operação “Raízes do Cedro”, pousou às 6h06 desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. O avião trouxe 220 brasileiros repatriados do Líbano, além de dois animais de estimação.

    A operação, coordenada pelo governo federal, foi iniciada em 2 de outubro e já resgatou um total de 1.105 brasileiros e 14 animais.

    Além da repatriação, a FAB transportou 43 toneladas de donativos, incluindo insumos hospitalares e cestas básicas, destinados às vítimas do conflito no Líbano. A operação envolve o uso de aeronaves e servidores da FAB, com articulação intensa do Itamaraty para coordenar o retorno dos brasileiros.

    Voo da Força Aérea Brasileira (FAB) parte da Operação “Raízes do Cedro” | Créditos: Paulo Pinto / Agência Brasil

    A comunidade brasileira no Líbano conta com cerca de 20 mil pessoas, e aproximadamente 3 mil manifestaram o desejo de retornar ao Brasil, segundo o governo federal.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou as ações de repatriação após o agravamento do conflito no país, marcado por bombardeios aéreos israelenses em cidades libanesas. Esses ataques fazem parte da campanha militar de Israel na Faixa de Gaza, em retaliação aos ataques do Hamas.

    O Hezbollah, uma das sete organizações que formam a coalizão da resistência libanesa, tem promovido ataques contra Israel desde o dia 7 de outubro, em solidariedade à causa palestina, seguindo uma tendência vista em outros grupos no Iêmen e no Iraque, que também retaliam os bombardeios israelenses em Gaza.

    Você merece saber. Sempre.

    A Gazeta da Manhã é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer.

    Se quiser, você também pode se tornar um assinante do nosso portal para receber uma série de vantagens. Além de ter acesso a reportagens e colunas, você também receberá uma newsletter exclusiva. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Porque você merece saber. Sempre.

    Agência Brasil
    Agência Brasilhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/
    A Agência Brasil é uma agência pública de notícias que coloca a cidadania em pauta por meio do jornalismo digital. Assim como outros veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ela tem como missão "criar e difundir conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas".

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje