Nós ❤ Sinop!
Mais

    Apoiadores do Hezbollah tentam invadir Embaixada dos EUA em Bagdá após morte de líder

    Os manifestantes se concentraram em frente ao portão da Zona Verde, onde fica localizada a embaixada americana. Vídeos e imagens divulgados nas redes sociais mostraram os protestantes segurando cartazes com símbolos do Hezbollah e fotos de Nasrallah.

    Na noite deste sábado (28), centenas de apoiadores do grupo xiita Hezbollah tentaram invadir a Embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, em protesto pela morte de Hassan Nasrallah, líder da organização terrorista libanesa. Nasrallah foi morto em um ataque de Israel na sexta-feira (27).

    Os manifestantes se concentraram em frente ao portão da Zona Verde, onde fica localizada a embaixada americana. Vídeos e imagens divulgados nas redes sociais mostraram os protestantes segurando cartazes com símbolos do Hezbollah e fotos de Nasrallah. A tentativa de invasão foi rapidamente contida pela forte reação das forças de segurança.

    Manifestantes pró-Hezbollah se concentraram em frente ao portão da Zona Verde de Bagdá, onde fica a embaixada americana | Créditos: Ahmed Jalil / EFE / EPA

    O primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, condenou o ataque israelense ao quartel-general do Hezbollah em Beirute, chamando-o de “vergonhoso” e afirmando que Israel “cruzou todas as linhas vermelhas”. Ele se referiu a Nasrallah como “um mártir no caminho dos justos”.

    A relação entre os EUA e grupos apoiados pelo Irã, como o Hezbollah e milícias iraquianas, está tensa desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023. Essas facções têm atacado alvos americanos no Iraque e na Síria, provocando respostas dos EUA contra bases paramilitares pró-Irã.

    Em paralelo, os Estados Unidos anunciaram um acordo com o governo iraquiano para encerrar sua missão contra o Estado Islâmico em setembro de 2025, mas ainda há discussões sobre a redução de tropas americanas no país, uma antiga demanda do Iraque.

    Você merece saber. Sempre.

    A Gazeta da Manhã é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer.

    Se quiser, você também pode se tornar um assinante do nosso portal para receber uma série de vantagens. Além de ter acesso a reportagens e colunas, você também receberá uma newsletter exclusiva. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Porque você merece saber. Sempre.

    Redação Gazeta
    Redação Gazetahttps://gazetadamanha.org/
    A GAZETA DA MANHÃ é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

    Últimas Notícias

    Assine o FILMICCA

    mais lidas de hoje