O índice de roubos em propriedades rurais de Mato Grosso apresentou uma queda de 30% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, o número de ocorrências caiu de 130, no ano passado, para 91 em 2024.
A redução deste ano segue a tendência observada em 2023, quando houve uma diminuição de 26% em relação a 2022, passando de 245 casos para 181. A Secretaria Estadual de Segurança Pública atribui esse declínio expressivo à atuação da Patrulha Rural, que foi implementada em todos os municípios do estado.
Somente em 2023, a Patrulha recebeu cerca de R$ 18 milhões em investimentos, que incluíram viaturas, fardamentos, armamentos e munições, além do uso de georreferenciamento para monitoramento das áreas rurais.
Durante o ano passado, os policiais da Patrulha Rural fiscalizaram aproximadamente 240 mil propriedades e percorreram 620 mil quilômetros em todo o território rural de Mato Grosso, realizando patrulhamentos táticos e ostensivos, segundo a Polícia Militar.
Para o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Roveri, a Patrulha Rural é essencial para a segurança no campo:
Sabemos da importância da Patrulha Rural e não só mantivemos a presença policial, mas também ampliamos as ações de segurança. O programa Vigia Mais Mato Grosso, por exemplo, está levando câmeras de videomonitoramento para comunidades e áreas próximas a propriedades rurais, em parceria com associações e empresas.