O Ministério Público do Estado de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Natal Antecipado, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região Norte do estado.
A ação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com apoio da Polícia Militar, cumpriu 14 mandados de prisão e vários mandados de busca e apreensão em Sinop, Feliz Natal, Cuiabá e no presídio Ferrugem.
Segundo a promotora Roberta Cheregati, responsável pela operação, as investigações revelaram uma organização criminosa estruturada, com divisão de funções entre seus integrantes.
Foram identificados cargos como ‘gerente’, ‘disciplina’, ‘contador’ e ‘lojistas’, responsáveis pela comercialização direta das drogas.
Durante as buscas, foram encontrados entorpecentes, materiais para preparo de drogas, dinheiro em espécie, um simulacro de arma de fogo e cestas básicas que, segundo o Gaeco, seriam utilizadas para conquistar a simpatia da população de Feliz Natal.
Além das prisões, a operação envolveu o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de veículos de investigados. Um dos alvos usava uma empresa como fachada para movimentar recursos oriundos do tráfico.
O coordenador de segurança do Gaeco, tenente-coronel Frederico Correa, destacou que a investigação foi baseada em dados obtidos de celulares apreendidos em operações anteriores. Ele adiantou que uma segunda fase da operação pode ser deflagrada em breve, após análise das provas coletadas.