Investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop prenderam, na manhã desta sexta-feira (11), um integrante de uma facção criminosa que pichou o muro do fórum da comarca da cidade, em junho. A prisão ocorreu em uma residência no bairro Maria Carolina, e o crime teria sido uma retaliação às ações da Polícia Civil.
O delegado Victor Hugo explicou que o ato criminoso foi uma resposta às buscas domiciliares realizadas pelas autoridades na casa de familiares de líderes da facção, que estão presos em Cuiabá.
Essa pichação ocorreu um dia depois da gente ter feito buscas domiciliares de familiares de lideranças da facção criminosa aqui de Sinop, que estão presos em Cuiabá. Essa pichação foi uma retaliação, um recado para as autoridades.
O delegado também destacou que as forças de segurança estão vigilantes a esse tipo de ação.
Eles não acreditavam que seriam pegos. Esse também é um recado das forças de segurança: esse tipo de ação não será tolerada. Qualquer que seja feito vai ter repressão na mesma moeda. É enaltecer e parabenizar o trabalho [da delegacia] de Roubos e Furtos de Sinop e nosso núcleo de inteligência pelo excelente trabalho desempenhado em identificar e prender esse suspeito de praticar um crime tão grave contra os poderes da cidade.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no crime. Segundo o delegado, o suspeito preso foi flagrado no local no momento da pichação e novas evidências apontam para a participação de mais pessoas, além da suspeita de que a ordem para o crime tenha partido de dentro de uma penitenciária. O preso foi levado à delegacia de Polícia Civil, interrogado, e passará por audiência de custódia.