O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, inauguraram nesta quinta-feira (10) o CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino) para internação de adolescentes que cometeram atos infracionais graves.
A unidade, localizada no bairro Jussara, próximo ao presídio Ferrugem, foi construída em parceria entre o governo de Mato Grosso e a prefeitura de Sinop, com investimento de R$ 14,3 milhões.
O novo centro conta com 60 vagas, quatro salas de aula, campo de futebol, dois solários de 547 metros cada, gerador de energia e guarita. Inicialmente, 20 menores serão internados na unidade. Além do valor investido na obra, o governo está destinando mais R$ 2 milhões para o aparelhamento das instalações.
Mauro Mendes destacou que esta é a terceira unidade socioeducativa inaugurada pelo governo de Mato Grosso, depois Rondonópolis e Barra do Garças. Ele enfatizou a importância de oferecer infraestrutura adequada para o sistema judiciário e a segurança pública. O governador também destacou o processo de alfabetização no centro:
Esse é o grande objetivo em dar a oportunidade [aos menores internados] para que possam se ressocializar, voltar para a sociedade.
O governador também defendeu a necessidade de mudanças na legislação para punir mais rigorosamente menores infratores.
Cabe ao judiciário e ao poder legislativo melhorar as leis porque hoje não tem a menor condição de comparar um adolescente de 16 anos, nos tempos atuais, com adolescente da época que a lei foi elaborada há 10, 20, 30, 50 anos atrás. Hoje, o adolescente de 16 e 17 anos ele tem completa condição de ter discernimento, mas é a lei brasileira. Hoje cometem um crime de grande atrocidade e passa 2, 3 anos preso, no máximo, e é colocado em liberdade. Os bandidos estão usando menores para praticar crimes pela fragilidade e, me desculpe dizer, pela estupidez da lei brasileira.
O promotor Nilton Padovan, da Vara de Infância e Adolescência de Sinop, destacou a importância da nova estrutura para a ressocialização dos adolescentes.
Com toda a estrutura que temos aqui, hoje, é uma conquista para todos nós e para a sociedade. E o objetivo principal é que esses adolescentes quando saírem daqui eles voltem para a sociedade sendo pessoas honestas, pessoas de bem. Mas, no espaço que tinha antes, isso era impossível.
Ele ressaltou que a nova unidade resolve o problema de falta de vagas para internação de menores infratores na região.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do procurador de Justiça, Paulo Prado, do secretário de Segurança Cesar Roveri, do líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco, além de vereadores e outras lideranças locais.