Com os resultados das Eleições 2024, realizadas no último domingo (06), Mato Grosso terá a maior participação feminina nas Câmaras Municipais de sua história. Das 1.404 vagas para vereador, 277 serão ocupadas por mulheres, o que representa 20% do total de eleitos no estado.
Esse número é 21% maior do que em 2020, quando 229 mulheres foram eleitas, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em Cuiabá, das 27 vagas na Câmara Municipal, oito serão ocupadas por mulheres, um avanço significativo em comparação a 2020, quando apenas duas mulheres faziam parte do legislativo da capital.
A ascensão feminina nas câmaras é reflexo de medidas adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018, que determinou a destinação de 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidaturas femininas, além de garantir 30% do tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV para essas candidaturas.
Mulheres prefeitas
Por outro lado, o número de mulheres eleitas para o cargo de prefeita em 2024 sofreu uma queda, representando apenas 9,22% do total de prefeitos no estado. Apenas 13 dos 142 municípios de Mato Grosso serão governados por mulheres, contra 15 eleitas em 2020.
Em compensação, o número de vice-prefeitas subiu para 29, com a possibilidade de chegar a 30, dependendo do resultado do segundo turno em Cuiabá.
Entre os municípios que serão comandados por mulheres a partir de 2025 estão Alto Taquari, Aripuanã, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Cáceres, Glória D’Oeste, Jaciara, Nova Maringá, Pedra Preta, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.