Calebe Francio (MDB), de 43 anos, foi eleito o primeiro prefeito de Boa Esperança do Norte. Com 56,03% dos votos válidos, Calebe obteve 1.937 votos, enquanto seu adversário, Demétrio (DC), conquistou 43,97%, com 1.520 votos. Jair Obregão (PL) será o vice-prefeito.
As eleições de 2024 marcaram a história do município, que realizou sua primeira votação depois de anos de indefinições jurídicas. O município, que tem aproximadamente 7 mil habitantes e 4,2 mil eleitores, conta com três locais de votação.
As urnas foram apuradas integralmente e os dois candidatos votaram na manhã deste domingo (6), na Escola Municipal Professora Millene Simionato.
Calebe, natural de Cuiabá e agricultor, concorreu pela coligação “Trabalho e Compromisso com Boa Esperança”, formada por MDB, PSB, União Brasil e PL. Já Demétrio, de 57 anos, natural de Lucélia (SP), participou pela coligação “Boa Esperança”, composta pelos partidos DC e Republicanos. Seu vice seria Sandro Luiz Guarnieri (DC).
História do município
Boa Esperança do Norte é o mais novo município do Brasil, mas seu processo de criação foi longo e cheio de desafios. Criado pela Lei nº 7.264 em 29 de março de 2000, o município inicialmente não foi instalado devido a uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que, por unanimidade, considerou a lei inconstitucional.
Isso resultou no cancelamento das primeiras eleições municipais, e Boa Esperança do Norte voltou a ser distrito de Sorriso. Apesar de recursos ao STJ, a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi mantida.
Somente recentemente o município foi reconhecido oficialmente, com a adição do termo “do Norte” ao nome para diferenciá-lo de Boa Esperança, no Paraná.