Com 100% das urnas apuradas, os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) disputarão o segundo turno da eleição para prefeito de Cuiabá. Abílio recebeu 126.944 votos (39,61%), enquanto Lúdio somou 90.719 votos (28,31%).
O terceiro colocado foi Eduardo Botelho (União), com 88.977 votos (27,77%), e Domingos Kennedy (MDB) ficou em quarto com 13.805 votos (4,31%).
Abílio Brunini é arquiteto e urbanista, já foi vereador e atualmente é deputado federal. Esta é sua segunda vez disputando a prefeitura de Cuiabá. Já Lúdio Cabral é médico sanitarista, já foi vereador e, atualmente, é deputado estadual.
Vereadores de Cuiabá
A votação das eleições municipais também definiu os 27 vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Cuiabá entre 2024 e 2027. Dentre os eleitos, 15 novos vereadores assumirão os cargos, representando 55,56% de renovação na composição da câmara.
Um destaque importante foi o aumento da representatividade feminina, com oito mulheres eleitas, um crescimento de 350% em relação às eleições de 2020, quando apenas duas mulheres foram eleitas. Confira:
- Samantha Iris (PL)
- Maysa Leão (Republicanos)
- Alex Rodrigues (PV)
- Paula Calil (PL)
- Cezinha Nascimento (União)
- Ilde Taques (PSB)
- Michellly Alencar (União) (reeleita)
- Maria Avalone (PSDB)
- Marcrean Santos (MDB)
- T. Coronel Dias (Cidadania)
- Dra Mara (Pode)
- Adevair Cabral (Solidariedade)
- Dilemario Alencar (União)
- Policial Federal Rafael Ranalli (PL)
- Eduardo Magalhães (Republicanos)
- Kassio Coelho (Pode)
- Demilson Nogueira (PP)
- Dídimo Vovô (PSB)
- Chico 2000 (PL)
- Sargento Joelson (PSB)
- Baixinha Giraldelli (Solidariedade)
- Katiuscia (PSB)
- Mario Nadaf (PV)
- Marcus Brito Jr (PV)
- Daniel Monteiro (Republicanos)
- Jefferson Siqueira (PSD)
- Wilson Kero Kero (PMB)
Com essa nova formação, a Câmara Municipal de Cuiabá refletirá uma diversidade maior de perfis, e o aumento da representatividade feminina marca uma conquista significativa para a política local.