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    Banco Central confirma vazamento de 53 mil chaves Pix; dados sensíveis não foram expostos

    O fato foi causado por uma falha no sistema de pagamento expõe dados cadastrais de usuários. No entanto, o BC garantiu que movimentação financeira não foi comprometida.

    O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (30) que 53 mil chaves Pix vinculadas à instituição de pagamento Qesh foram expostas entre os dias 10 e 19 de setembro, devido a falhas pontuais nos sistemas da empresa. O vazamento envolveu apenas dados cadastrais, como nome e CPF, e não inclui informações sensíveis, como senhas, saldos bancários ou movimentações financeiras.

    Os clientes afetados serão notificados exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da Qesh. O BC reforçou que não utiliza e-mails, mensagens de texto ou chamadas telefônicas para esse tipo de comunicação, alertando para o risco de golpes.

    Banco Central comunica vazamento de dados de 53 mil chaves Pix | Créditos: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

    Ainda segundo a instituição, o processo de apuração do incidente já foi iniciado e a Qesh será sancionada conforme as normas vigentes. Confira a nota completa abaixo:

    Regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BC) vem a público informar a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Qesh Instituição de Pagamento LTDA (Qesh), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição.

    Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

    As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

    O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

    Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação.

    Ainda regido pelo princípio da transparência, o BC mantém página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo.

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