Seja bem-vindo a Gazeta da Manhã. Você merece saber. Sempre.

Comitê Olímpico de Tóquio deve escolher mulher como presidente em resposta a machismo

O comitê organizador da Olimpíada Tóquio 2020 vai pedir para a ministra da Olimpíada do Japão, Seiko Hashimoto que assuma a presidência da pasta. Seiko competiu em sete Jogos de maratonas anteriores, como ciclista e patinadora. O fato ocorre lodo depois da renúncia do ex-chefe do órgão, Yoshiro Mori, devido a uma série de comentários sexistas. O fato foi confirmado pela emissora pública NHK, nesta quarta-feira (17).

Mori deixou a presidência do comitê na última semana, depois de dizer que as mulheres falam demais. Segundo a agência de notícias Kyodo, o comitê organizador se reunirá nesta quinta-feira (18) para selecionar um novo presidente. Seiko Hashimoto não quis comentar para a reportagem. Segundo ela:

O comitê de seleção foi montado, e os procedimentos estão em andamento. Não tenho nada a dizer além disso.

Seiko Hashimoto (foto: Issei Kato | Reutres)

Hashimoto nasceu pouco dias antes do início da Olimpíada de Tóquio de 1964, e seu primeiro nome se baseias nas palavras japonesas para ‘chama olímpica’. Ela participou de quatro Olimpíadas de Inverno como patinadora de velocidade e de três Olimpíadas de Verão como ciclista.

Parlamentar de 56 anos do partido governista japonês, ela atua como ministra da Olimpíada e ministra do Empoderamento Feminino desde 2019. O jornal Asahi Shimbun disse que, se assumir o novo cargo, terá que deixar de ser ministra da Olimpíada.

Hidemasa Nakamura, um dos diretores da Tóquio-2020, disse que não tinha nada a dizer além de um comunicado à imprensa segundo o qual o comitê de seleção debateu candidatos específicos.


 a sua ajuda vale muito neste momento 

Nós trabalhamos todos os dias para que você se mantenha sempre muito bem informado. São dezenas de reportagens diárias e uma equipe de jornalistas focada em trazer as informações corretas, em tempo real. Nosso trabalho é pautado pela fiscalização do poder público, para garantir o seus direitos. Porque você merece saber a verdade sempre. E, se você acredita na importância do nosso trabalho, pode nos ajudar realizando pequenas doações para nossa equipe.

Você também pode nos ajudar a melhorar dizendo o que achou desta matéria. Sua opinião é muito importante.
Total
0
Shares
Previous Article

Profissionais da educação passam por testagem de covid-19 antes do início das aulas presenciais

Next Article

Candidatos pré-selecionados na 2ª chamada do Prouni têm até dia 24 para fazer matrícula

Related Posts