Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta quinta-feira (26), o estado de Mato Grosso tem 11 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Desses, dois precisaram de internação para acompanhamento médico. Ainda assim, nenhum paciente está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os casos são:

Cuiabá: 8 — Várzea Grande: 1 — Nova Monte Verde: 1

Na última quinta-feira (26), seguindo as mesmas diretrizes apresentadas pelo presidente Jair Bolsonaro, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, publicou um decreto anunciando novas pedidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Segundo Mendes, o objetivo é ”padronizar” quais empresas devem continuar trabalhando e quais devem suspender as atividades para evitar novos contágios.

Precisamos agir com responsabilidade, equilíbrio e bom senso! Estamos defendendo o rigor do isolamento social, não o isolamento econômico. Não podemos transformar um problema num problema ainda maior. Por isso continuaremos mantendo Mato Grosso no isolamento social, sem tirar a liberdade do trabalhador. É possível trabalhar mantendo as regras de segurança sanitária.

No mesmo dia, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, anunciou que município seguirá as orientações do governador. O comércio de Sinop deveria permanecer fechado até o dia 6 de abril, cumprindo um prazo de duas semanas. A decisão, porém, desde quando foi anunciada, no dia 23 de março, causou muitos protestos por parte dos empresários.

De acordo com a prefeita, a principal preocupação com a reabertura do comércio é com a possibilidade de casos serem confirmados em Sinop, com a circulação das pessoas nas ruas.

O alerta que faço neste momento é de que, com as medidas anunciadas hoje voltadas à economia, voltaremos a ter um grande número de pessoas circulando em nossa cidade. Uma vez que, aumentando o número de casos suspeitos e doentes, a sobrecarga será na UPA e nos postos de saúde.


 a sua ajuda vale muito neste momento 

Nós trabalhamos todos os dias para que você se mantenha sempre muito bem informado. São dezenas de reportagens diárias e uma equipe de jornalistas focada em trazer as informações corretas, em tempo real. Nosso trabalho é pautado pela fiscalização do poder público, para garantir o seus direitos. Porque você merece saber a verdade sempre. E, se você acredita na importância do nosso trabalho, pode nos ajudar realizando pequenas doações para nossa equipe.

Você também pode nos ajudar a melhorar dizendo o que achou desta matéria. Sua opinião é muito importante.