O Governo Federal entregou mais uma remessa contendo 2,3 mil doses da vacina contra a gripe para a Secretaria Municipal de Saúde de Saúde. Com isso, a campanha de vacinação que estava parada desde a última segunda-feira (23) por falta de doses será retomada nesta sexta-feira (27) para os grupos prioritários (idosos com 60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde de todos os níveis de complexidade.

A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e Influenza B. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contra-indicada para quem tem alergia severa a ovo.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, para evitar a aglomeração, as equipes já foram preparadas e orientadas para monitorarem a entrada do público alvo.

Teremos um controle de fluxo, respeitando a fila, sempre com distância mínima de um metro e meio entre cada pessoa.

Ainda segundo secretário, a população precisa se acalmar, uma vez que, para suprir a demanda desta primeira etapa, o município precisa de dez mil doses.

Nós estamos com uma antecipação da vacinação pelo Ministério da Saúde, devido a todo o quadro do coronavírus. Eles mandaram para a gente uma quantidade de doses reduzidas, que ainda não é suficiente para todos, porém, após o término dessas vacinas serão enviadas novas remessas. Será uma ação  gradativa, antecipatória, para contemplar toda a população que necessita, preferencialmente, os idosos.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Francisco, Gente Feliz, Nações, Boa Esperança, Vindilina I e II, Cidade Jardim, Vitória Régia, São Cristóvão, Sabrina, Alto da Glória, Camping Club, Jacarandás, América e Botânico das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. No Centro Integrado em Atendimento a Saúde Municipal (Ciams) – antiga farmácia Jacarandás, a vacinação será das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Os setes postos de saúde que foram destinados ao atendimento exclusivo de quadros gripais, não estão realizando a vacinação, atendendo a estratégia de prevenção aos grupos de risco.


 a sua ajuda vale muito neste momento 

Nós trabalhamos todos os dias para que você se mantenha sempre muito bem informado. São dezenas de reportagens diárias e uma equipe de jornalistas focada em trazer as informações corretas, em tempo real. Nosso trabalho é pautado pela fiscalização do poder público, para garantir o seus direitos. Porque você merece saber a verdade sempre. E, se você acredita na importância do nosso trabalho, pode nos ajudar realizando pequenas doações para nossa equipe.

Você também pode nos ajudar a melhorar dizendo o que achou desta matéria. Sua opinião é muito importante.