Famílias em condição de vulnerabilidade social de Rondonópolis, a 695 quilômetros de Sinop, receberão máscaras de tecido para fortalecer a prevenção ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cadeia Pública Feminina da cidade e o juiz da 4ª Vara Criminal, João Portela. A primeira entrega ocorreu nesta quarta-feira (20), com a doação de 150 máscaras infantis e 100 adultas, a moradores do bairro Nova Canaã.

Os itens de proteção são confeccionados pelas reeducandas da unidade penal, com materiais doados pelo juiz. A produção total será de 800 máscaras de tecido para atender a população socialmente vulnerável de Rondonópolis. Segundo a diretora da Cadeia Feminina, Silvana Lopes:

Agradecemos muito ao juiz João Portela, pois foi uma doação pessoal que ele fez. Ao ver principalmente crianças e adolescentes nas ruas de alguns bairros da cidade, ele constatou que a maioria estava sem a proteção necessária e nos procurou para firmar a parceria.

Máscaras produzidas pelas recuperandas da Cadeia Pública Femininade Rondonópolis (foto: Sistema Penitenciário)

O trabalho, feito por três recuperandas, teve início há cerca de dois meses e já resultou na doação de máscaras à Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), entidades locais, familiares de servidores e das reeducandas, além deles próprios.

Agora estamos alcançando pessoas de diversos bairros que não possuem condição financeira de adquirir máscaras, principalmente as crianças, que precisam de proteção. Essa entrega de ontem foi muito emocionante e outras ainda virão.

Doação de máscaras para a população socialmente vulnerável de Rondonópolis (foto: Sistema Penitenciário)

 a sua ajuda vale muito neste momento 

Nós trabalhamos todos os dias para que você se mantenha sempre muito bem informado. São dezenas de reportagens diárias e uma equipe de jornalistas focada em trazer as informações corretas, em tempo real. Nosso trabalho é pautado pela fiscalização do poder público, para garantir o seus direitos. Porque você merece saber a verdade sempre. E, se você acredita na importância do nosso trabalho, pode nos ajudar realizando pequenas doações para nossa equipe.

Você também pode nos ajudar a melhorar dizendo o que achou desta matéria. Sua opinião é muito importante.