Durante uma live no facebook nesta terça-feira (19), o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, declarou que o uso de cloroquina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não é a solução para a doença. O uso do medicamento tem sido motivo de discórdia entre especialistas e o presidente Jair Bolsonaro.

Apesar de não haver evidências científicas que comprovem a eficácia da cloroquina contra a doença, que já matou mais de 16 mil pessoas no Brasil, muitos (incluindo o presidente) continuam defendendo o uso da substância.

Durante a live, o secretário Figueiredo afirmou que o governo distribuiu 9 mil comprimidos de cloroquina na rede de saúde, porém, lembrou que o uso é receitado por médicos para pacientes.

Não é a solução. Cada paciente tem uma comorbidade e particularidade.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou nota, na segunda-feira (18), na qual declarou que o uso da cloroquina contra a Covid-19 “não apenas carece de evidência científica” como é “perigoso, pois tomou um aspecto político inesperado”.

Números em Mato Grosso

Dos 941 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 501 estão em isolamento domiciliar e 337 estão recuperados. Há ainda 73 pacientes hospitalizados, sendo 44 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 29 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 214 leitos de UTI e 695 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.


 a sua ajuda vale muito neste momento 

Nós trabalhamos todos os dias para que você se mantenha sempre muito bem informado. São dezenas de reportagens diárias e uma equipe de jornalistas focada em trazer as informações corretas, em tempo real. Nosso trabalho é pautado pela fiscalização do poder público, para garantir o seus direitos. Porque você merece saber a verdade sempre. E, se você acredita na importância do nosso trabalho, pode nos ajudar realizando pequenas doações para nossa equipe.

Você também pode nos ajudar a melhorar dizendo o que achou desta matéria. Sua opinião é muito importante.