O mutirão de combate à dengue criado pela prefeitura de Sinop deve retornar nesta quarta-feira (19) ao bairro Jardim Jequitibás. A ação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de voluntários e deve realizar a recuperação de casas fechadas. Segundo a assessoria da prefeitura, o mutirão ocorre das 11h às 13h, com o objetivo de encontrar os moradores nas casas.

Em 30 dias de ação das equipes de combate a endemias, o mutirão alcançou mais de 48 bairros. No primeiro período de trabalho, que foi de 13 de janeiro a 12 de fevereiro, os agentes vistoriaram 25.517 imóveis. Desses, 920 continham focos do mosquito. Um total de 492 receberam tratamento com larvicidas. Ao todo, 107 casas receberam notificações e 11 receberam multas imediatas.

Porém, segundo a prefeita Rosana Martinelli, a preocupação do município está relacionada ao número de casas fechadas, que somam 10.917. Alguns moradores também se recusaram a receber as esquipes. De acordo com Rosana:

Já pedimos reforços e já estamos traçando novas ações para vencer essa luta. Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para reduzir os índices da doença em Sinop, peço mais uma vez a ajuda de toda a população, que abram suas portas e recebam bem os nossos agentes, esse trabalho é para o bem de todos, queremos salvar vidas.

No próximo sábado (22), a operação ocorre no Jardim das Violetas, das 7h às 17h. E, até o final de semana, as outras equipes seguem normalmente o mutirão nos bairros Setor Industrial Sul, Portal do Servidor, Cidade Jardim, Gente Feliz, Jardim Celeste, Jardim Botânico, Jardim Maringá, Jardim Itaúbas, Jardim Curitiba, São Francisco, Belo Horizonte, Bela Suíça, Menino Jesus e Chácara Boa Vista.

Foto: Ademir Specht

Outras ações de combate

Em conjunto com o trabalho dos agentes e apoio da Obras, já foram coletadas mais de 50 caçambas de lixo retiradas dos quintais domiciliares e em 15 bairros de Sinop o mutirão foi realizado com apoio da prefeitura e parceria dos próprios moradores.

As limpezas de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico já foi realizada em 90% do município, além das multas emitidas para proprietários de terrenos particulares que estão sujos. As equipes da Obra têm mantido uma média de 25 bocas de lobo limpas por mês, troca de mais de 60 tampas de bueiros que estavam quebradas e recolhimento de todo o lixo e entulhos descartados irregularmente nos valetões.

Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop recebemos, neste período, 1.292 ocorrências. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

Como fazer denúncias

A população pode denunciar imóveis com suspeita de focos de dengue e locais com entulhos acumulados. O número de telefone é (66) 3511-1829. Também é possível utilizar o aplicativo Se Liga Sinop, que pode ser baixado em qualquer smartphone ou através do site www.seligasinop.com.br.

Os locais onde os focos do mosquito forem flagrados, de acordo com o grau de infestação, receberão multas de imediato. Nos casos considerados menos graves, o morador receberá uma pré-notificação, onde terá tempo se regularizar, mas correndo o risco de ser penalizado se o problema ocorrer novamente em uma próxima vistoria.