cobertura especial: coronavírus

A Gazeta da Manhã está realizando uma cobertura exclusiva sobre o surto mundial de coronavírus. Confira as notícias mais importantes sobre Sinop, Mato Grosso, o Brasil e o mundo. Caso tenha alguma dúvida, esclarecimento, sugestão ou crítica sobre alguma das matérias publicadas sobre este tema, envie-nos uma mensagem através desta deste LINK.

últimas notícias sobre o Covid-19

contatos importantes

A Prefeitura de Sinop está disponibilizando dois números para atendimento de pessoas com suspeitas de coronavírus. Os números devem ser usados apenas por pessoas que apresentem sintomas como tosse, febre e dificuldades para respirar, mas que tenham viajado recente para alguma região do país ou do mundo onde o vírus tenha sido identificado.

Celulares

      • (66) 99995-1782 (7h às 19h)
      • (66) 99994-8955 (7h às 19h)
      • (66) 99215-5730 (19h às 7h)

WhatsApp

      • (66) 99202-1192
      • (8h às 12h | 14h às 18h)

Fixos (7h às 19h)

      • (66) 3533-3250
      • (66) 3533-3251
      • (66) 3533-3252
      • (66) 3533-3253
      • (66) 3533-3254

Clique no link e fique por dentro de todas as informações importantes sobre o coronavírus.

principais dúvidas sobre coronavírus

Todos nós sabemos que o maior problema de uma pandemia como esta que estamos enfrentando é a desinformação. Os boatos têm se espalhado pela internet com uma velocidade assustadora. Por isso, a equipe da Gazeta da Manhã preparou esta sessão com perguntas e repostas sobre o novo coronavírus (Covid-19), para que você possa entender melhor a crise e evitar problemas desnecessários. Separamos o conteúdo em vários seções como saúde, vida cotidiana e outras. Espalhe a informação!

Eu devo ficar preocupado com o risco de ficar doente?

Sim. Todos devem se preocupar com a possibilidade de contrair o novo coronavírus. Principalmente porque, uma vez infectado e mesmo que não faça parte do grupo de risco, você pode infectar outras pessoas ao seu redor. Assim como a gripe, o coronavírus é mais perigoso para pessoas com mais de 60 anos, pessoas com um sistema imunológico enfraquecido e pessoas com diabetes, asma ou outras doenças crônicas.

Eu preciso usar uma máscara?

Não. A máscara não serve para impedir que você se contamine. E, ao menos que você já esteja comprovadamente infectado ou que cuide de alguém que esteja, uma máscara não ajudará em absolutamente nada. O melhor meio de previnir o contágio é o isolamento. Além disso, armazenar estoques de máscaras em casa pode causar mais mal do que bem, dificultando o acesso de enfermeiros e outros trabalhadores que realmente precisam utilizar.

Por que ele se chama coronavírus?

Os coronavírus, na verdade, são uma grande família de vírus que infectam animais e pessoas e, pelo menos, outros dois surtos de coronavírus já ocorreram no mundo, em 2002 e 2012. O termo corona significa “coroa” e é utilizado devido a forma desses organismos, já que eles têm uma aparência que lembra a de uma coroa.

Em fevereiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde deu nomes oficiais para estes vírus e para as doenças que eles causam: o novo coronavírus , como o vírus também é conhecido, foi batizado como SARS-CoV-2. Já a doença causada pelo coronavírus foi batizada como Covid-19.

Com certeza você ouviu as pessoas chamando o vírus de “novo” coronavírus. Aqui, na Gazeta da Manhã, usamos essa definição e o motivo é bem simples: este é um tipo novo de um vírus que já é conhecido há um bom tempo e que já causou grandes problemas há alguns anos.