O presidente Jair Bolsonaro viaja no fim desta semana para a Índia com a previsão de assinar pelo menos 12 acordos comerciais. O objetivo da viagem é aprofundar as relações entre o Brasil e o segundo país mais populoso do mundo, que conta com 1,3 bilhão de habitantes. O presidente deve assinar acordos nas áreas tributária, de investimentos, de agronegócio, de energia, de segurança cibernética e de saúde.

Na agropecuária, um dos destaques na agenda é a cooperação na área da bioenergia – em especial o etanol. Os indianos pretendem direcionar parte da produção de cana – que hoje vira açúcar – para aumentar a porcentagem de álcool na gasolina. Hoje, essa mistura não passa de 7%. O objetivo é chegar a 10% até 2022 e a 20% em 2030. De acordo com o diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão, a principal associação de usinas do país:

Vamos levar a experiência brasileira, as lições aprendidas e os benefícios que tivemos ao longo de 40 anos para os atores envolvidos nessa área na Índia – do governo, da indústria de automóveis, do segmento de petróleo, para que eles possam ter clareza de como superar os desafios.

Exportadores de feijão, de carne de frango e suína e criadores de gado também estarão em solo indiano com a comitiva. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, disse que firmará um acordo de cooperação técnica com o governo para desenvolver a pecuária leiteira na Índia.

Queremos ampliar o comércio de material genético.

A Índia é o berço do zebu, uma linhagem bovina de raças como nelore, gir e guzerá, bem adaptadas ao clima brasileiro. Esse tipo de animal responde por 80% do rebanho nacional. Outro produto na pauta é o feijão. Em 2019, o Brasil exportou 165 mil toneladas de nove variedades para 80 países. O faturamento foi de US$ 111 milhões.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Luders:

A única coisa que precisamos para atender melhor a Índia é nos organizar. A Índia precisa do nosso produto e nós precisamos de um cliente como a Índia para importa.


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